A palavra Comunidade significa comum-unidade. União de trabalhos de projetos, de ideias,  Comunidades é a união das famílias em torno da Palavra de Deus e da oração, isto é viver em comunhão com Deus Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, buscar o amor e a união entre Deus e os homens, favorecendo assim maior proximidade com as pessoas, valorizando os vínculos humanos e sociais. Ir ao encontro dos afastados e colaborar nas suas necessidades. Os encontros das Comunidades com as famílias se dão sempre às terças-feiras, sendo semanalmente ou de acordo com a disponibilidade da

Comunidade. As reflexões são de acordo com material distribuído pela Paróquia, rezar o terço, levar a Palavra de Deus, uma oração aos doentes, fortalecendo de alguma maneira as suas necessidades espirituais e materiais, arrecadar alimentos, realizar junto com as famílias a Campanha da Fraternidade e Novena do Natal, participar de Espiritualidade na Paróquia, estar sempre atentas às solicitações do Padre. Desde de 12 de julho de 2016 foi incluída a Celebração Eucarística nas Comunidades.

A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja está dividida em Comunidades que são as seguintes:

1. Santa Catarina de Sena – Central Park
  2. Santo Padre Francisco Pio – Morumbi