Pastoral do Dízimo

É um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Dizimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade. Dízimo é um ato de louvor. É um agradecimento a Deus, por tudo o que temos e somos.

Pastoral dos Coroinhas

Sua finalidade é despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito à Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade, formando os futauros líderes de nossas comunidades e pastorais, para que a Paróquia cresça cada vez mais. Coroinha tem como missão auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade e dever defender a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.

Pastoral Acolhida

Tem como função primordial acolher, que tem como sinônimo recepcionar, acomodar, proteger. É um ato fraterno que recebe a comunidade. Para que um trabalho dê frutos é preciso, primeiro, que seus agentes sintam-se acolhidos e deve ser permanente, continua e estar em todos os níveis e dimensões pastorais da paróquia. São inúmeras as passagens bíblicas que mostram a importância da acolhida. São Paulo, na Carta aos Romanos (15,7), recomenda: “acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu para a glória do Pai”. Jesus escolheu e acolheu os apóstolos e discípulos para que seus propósitos se concretizassem (cf. Mt 10,1-8).

Pastoral Catequética

É uma ação da Igreja e um projeto assumindo pela comunidade, como um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé. (Diretório Nacional da Catequese, 319). Desde o seu início em 1978 sempre manteve equipes cuidando dos trabalhos de catequese de Primeira Eucaristia e de Crisma, tanto para crianças e adolescentes, como para jovens e adultos. Os nossos catequistas, homens e mulheres, jovens e adultos, envolvidos neste ministério da Palavra, participam de formações em diversas oportunidades durante o ano.

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Função primordial é de divulgar as ações da paróquia, cuida das Redes Sociais, faz cobertura com fotos de todos os eventos realizados, além das missas, encontros e todas as festividades e também divulga matérias jornalísticas. Tem também a função de evangelizar como diz o Documento de Puebla (1063):“evangelizar é comunicar”.

Pastoral da Juventude

É um movimento que procura mostrar e avaliar o papel do jovem na sociedade através de um processo educativo. Tem o dever de intervir de forma direta nas paróquias e na comunidade, elaborando subsídios para estudos e aprofundamentos a respeito da vida do jovem na sociedade e na conscientização frente aos princípios da justiça e da fraternidade, na formação pessoal e espiritual. Realizam retiros e encontros semanais para fortalecer a fé e buscar a semelhança em Jesus Cristo.

Pastoral da Saúde

É a atividade desempenhada pela Igreja no setor da saúde, é expressão de sua missão e manifesta a ternura de Deus para com a humanidade que sofre. A Igreja, ao meditar a parábola do bom samaritano (cf. Lc 10,25-37), entende que não é lícito delegar o alívio do sofrimento apenas à medicina. Com a presença de um Agente da Pastoral, pela unção dos enfermos, solidariedade, amor e fraternidade recobram a sua dignidade de vida, já não se percebendo mais excluídos, esquecidos da sociedade e muitas vezes até da própria família.

Pastoral do Batismo

O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra. Ao receber o Sacramento do Batismo, deixamos de ser simples criaturas e passamos a ser Filhos Amados de Deus e participamos da vida de Cristo, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus. Tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus est sacramentumregenerationis per aquam in verbo”. O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. É a porta que abre aos demais sacramentos.

Pastoral dos Adolescentes

É o ambiente ideal para o Adolescente, uma opção de encontro, de recreação, de crescimento, de vivência da fé católica e de trabalho junto à comunidade. Quer ainda, mostrar Jesus Cristo como modelo. Ele que antes de ser o grande Mestre que conhecemos, foi criança e foi adolescente. Que Ele sirva de exemplo para que cada um possa crescer também em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.

Pastoral Familiar

Tem como meta uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, possa ser transmissora da fé, formadora de personalidade, promotora do desenvolvimento do senso comunitário. Os seus deveres gerais: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja. Interessada por toda e qualquer realidade familiar e da Igreja, a Pastoral Familiar é uma pastoral ampla, abrangente e age unida a outras pastorais. Acompanha a família cristã no seu caminho, no seu desenvolvimento e crescimento. A Pastoral Familiar da Mãe da Igreja segue a mesma formação da

Pastoral Familiar Diocesana e os trabalhos são divididos por setores, sendo:

Pré Matrimônio – é responsável pelos catequizando, jovens, namorados e noivos;

Casos Especiais – é responsável pelos casos especiais ou difíceis.

Exemplo: Casal em conflito de relacionamento, separação, vícios, segunda união, mães solteiras, viúvos e todos os casos que impedem uma boa relação familiar é também responsável pela Legitimação aos casais que moram juntos e não vivem o Sacramento do Matrimônio;

Pós Matrimônio – é responsável por casais com média de até 5 anos na vivência do Sacramento do Matrimônio.

Preparação para o Matrimônio – tem a missão de realizar os encontros de preparação para o sacramento do Matrimônio. Ele é voltado para os noivos, casais que não vivem juntos. O objetivo desta atividade é falar sobre família, união, respeito mútuo, amor, tolerância, filhos os pilares que sustentam uma convivência familiar. Também pretende ajudar o casal a saber administrar e superar vários conflitos que podem surgir na vida conjugal, através de palestras e testemunhos de outros casais e mostrar assim a importância e o significado de se casar na igreja.