Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Um lugar que acolhe
Participar da comunidade é um aspecto fundamental da vida do cristão, desde a Igreja primitiva. Saiba como participar da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja.
Com a pandemia de Covid-19, muitos tiveram que se ausentar da atuação nas comunidades por um tempo. Agora, com a retomada gradual das atividades, devemos lembrar como é viver em comunhão. Na igreja, podemos encontrar Deus e nossos irmãos, participar dos sacramentos, servir e fortalecer nossa fé. E aqui, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, temos a oportunidade de viver tudo isso.
Para “refrescar a memória” de como deve ser essa vivência, podemos olhar para as primeiras comunidades cristãs. Depois da ressurreição de Jesus e, principalmente, de Pentecostes, os apóstolos intensificaram a evangelização.
Embora houvesse medo na época, devido às perseguições promovidas pelo império, isso não era um obstáculo para aqueles que desejavam a conversão. Apaixonados pela Boa Nova, se uniam a todos que haviam deixado a vida antiga para trás e passado a seguir o Salvador.
“Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum. Dia após dia, unânimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e gozavam da simpatia de todo o povo” (At 2, 42.44.46-47)
Desde então, cada igreja católica é chamada a imitar essa realidade. Ou seja, a viver o espírito de unidade. Ao mesmo tempo em que os fiéis são convidados a partilhar seus dons, também são enriquecidos pelos dons da Igreja, como a Sagrada Eucaristia.
Ainda assim, às vezes, podemos nos deparar com o pensamento de que não seria necessário ir à Igreja. Mas, será mesmo?
“Não podes rezar em casa como na Igreja!”
Quem afirma isso é São João Crisóstomo, doutor da Igreja. É especialmente na Paróquia que, guiados pelo pároco, devemos viver a fraternidade, receber formação cristã e praticar obras de caridade. Por isso, o Santo nos orienta:
“Não podes rezar em casa como na Igreja, onde se encontra o povo reunido, onde o grito é lançado a Deus de um só coração. Há ali algo mais, a união dos espíritos, a harmonia das almas, o vínculo da caridade, as orações dos presbíteros”.
Em alguns casos, passagens bíblicas chegam a ser usadas para justificar a ideia de que a vivência na comunidade eclesial poderia ser dispensada. Como exemplo, podem apontar o trecho de um dos evangelhos, em que Jesus diz: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20).
No entanto, se olharmos um pouco antes, veremos que Cristo já havia falado da “ekklesia”. Ou seja, não se trata simplesmente de algumas pessoas reunidas, mas da verdadeira assembleia dos irmãos, que é a Igreja, sob a autoridade dos apóstolos.
Guiados pelo pastor
Se tomarmos como base o mesmo Evangelho, o Senhor já havia afirmado que Pedro teria um grande papel na Igreja. Sabemos que essa missão só se concretizaria, de fato, após a entrega de Cristo na Cruz. Contudo, ele diz:
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18s).
Ao olharmos por essa perspectiva, compreendemos que não é possível ser Igreja sozinho, ainda que nos reunamos com amigos ou familiares. É por meio da Igreja que Deus concede aos seus filhos todas as graças necessárias para a salvação, especialmente através dos sacramentos.
Esse reconhecimento, de que, em Cristo, somos filhos de Deus, também é muito presente na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Entendemos que, reunidos para celebrar o Banquete Eucarístico, formamos uma grande família, que se encontra na casa do Pai e é acolhida pela mãe.
Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja
O acolhimento, inclusive, sempre fez parte da história da nossa comunidade. Logo depois da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja ter sido erigida, em 19 de março de 1978, começou o atendimento.
Aos sábados, um pequeno grupo de jovens se reunia para refletir sobre a fé, junto com os padres responsáveis na época. Um outro grupo auxiliava nas obras de acabamento da então nova Matriz e iniciou um trabalho de catequese com crianças da região.
Nos primeiros anos, o grupo de casais também se fortaleceu na nossa igreja, com foco na formação de adultos, o estabelecimento das Comunidades Eclesiais de Base, da Pastoral Vocacional e da Catequese mais estruturada também assumiram o protagonismo.
Ao longo dos anos, aqueles que estavam à frente sempre buscaram ter um olhar atento às demandas dos fiéis. Com isso, foi observada a necessidade de pastorais contemporâneas, de estruturas de organização e de missões.
A evangelização com ardor missionário, as obras de caridade, ações sociais e as reformas e melhorias estruturais também ganharam destaque na nossa Paróquia. Embora sejam muito diversas, todas essas iniciativas tinham um ponto em comum: servir e amar a Deus, anunciando o Reino dos Céus, unidos como irmãos.
Enquanto Igreja, somos mais do que um simples prédio ou que um grupo de desconhecidos que se encontram aos domingos. Existimos para evangelizar e queremos acolher você na sua dor, bem como celebrar juntos os momentos felizes da sua vida e da fé.
Venha nos visitar! Venha conhecer a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja!
Estamos localizados no bairro Jardim Esplanada, em Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Você pode entrar em contato com nossa Secretaria por meio do WhatsApp(18 98106-6600); por e-mail (secretaria@paroquiamaedaigreja.com.br); ou pelas nossas redes sociais.
Nossos horários de Missas são os seguintes: de segunda-feira a sábado às 19h30 e aos domingos às 8h, 10h e 19h.
“A Mãe da Igreja te acolhe de braços abertos!”