O lugar de Deus no casamento. O que ninguém contou para você!
É comum vermos ou ouvirmos casais jovens perguntando aos casais que possuem longas décadas de união: qual o segredo para um casamento feliz? Como conseguir uma união duradoura? Saiba hoje: o segredo é ter Deus no casamento!
Um casamento feliz, realizado e forte só é possível quando os dois permanecem unidos em Cristo. Afinal, o matrimônio é uma aliança sagrada que o casal assume perante Deus.
Desde o princípio, o casamento foi instituído por Deus para expressar amor, compromisso, fidelidade e cuidado mútuo.
A Bíblia narra que Deus pensou: “Não é bom que o homem esteja só”. E logo em seguida agiu: “Vou dar-lhe uma auxiliar que lhe seja adequada” (Gn 2,18).
Por isso, a partir da união matrimonial os dois passam a ser uma só carne (cf. Gn 2,24), um só coração. Em Deus, defenderão os mesmos princípios e valores, e cultivarão os mesmos sonhos e objetivos.
O homem e a mulher, ao unirem-se no matrimônio, representam a renúncia do egoísmo. Assumem um compromisso de se amarem e cuidarem um do outro e dos filhos que o Senhor lhes mandar. Tornam-se uma só carne. A partir de então, nada é especificamente de um só, mas dos dois.
No entanto, quando falta Deus no casamento, os cônjuges se esquecem da sacralidade da sua união, passam a se comportar como pessoas solteiras. Cada um a partir do seu individualismo, busca realizar seus próprios desejos, vontades e sonhos, ignorando os do outro e os filhos.
Esse é um comportamento autodestrutivo que – se não for corrigido – pode gerar discórdias e ferir gravemente a união.
Por que o casamento é um sacramento?
O Catecismo da Igreja ensina que “a aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão de vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de sacramento por Cristo Senhor” (CIC 1601).
Portanto, Cristo é a fonte de toda graça no matrimônio. Sendo assim, “como outrora Deus tomou a iniciativa do pacto de amor e fidelidade com seu povo, agora o Salvador dos homens, Esposo da Igreja, vem ao encontro dos cônjuges cristãos pelo sacramento do Matrimônio” (CIC 1642).
O Sacramento do Matrimônio confere uma bênção sobrenatural à uma união natural, que conduz os cônjuges à uma experiência transcendente, que toca a eternidade.
Além disso, essa graça é atualizada todos os dias quando o casal permite a presença de Deus no casamento.
“Permanece com eles, concede-lhes a força de segui-Lo levando sua cruz e de se levantar-se depois da queda, perdoar-se mutuamente, carregar o fardo uns dos outros, «submeter-se uns aos outros no temor de Cristo» (Ef 5,21) e amar-se com um amor sobrenatural, delicado e fecundo” (CIC 1642).
A presença de Deus no casamento une ainda mais os cônjuges.
Quando o casal permite que o Senhor se faça presente no seu lar, são por Ele guiados nos momentos de dificuldades. Essa união entre o casal e, do casal com Deus, torna-se ainda mais fortalecida.
Na união matrimonial, os cônjuges devem cumprir a ordem do Senhor: que “as mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor” e aos maridos ordenou “amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,22.25).
Portanto, o sacramento do matrimônio representa amor até o sacrifício, fidelidade incondicional, cuidado, renúncia, zelo, amizade, perdão, respeito, etc.
Esses são os mesmos valores que o Senhor tem pela Sua Igreja.
Como colocar Deus no casamento
Sabemos que na prática o matrimônio encontra muitos desafios, pois trata-se da união de duas pessoas com personalidades diferentes.
Além disso, os problemas do cotidiano também são capazes de nos inquietar, a tal ponto de, muitas vezes, não conseguirmos manter a serenidade.
Mas, lembre-se: quando se tem Deus no casamento, é Ele próprio quem atua dentro dessa união, nos ajudando no que é necessário.
Por isso, adotar algumas práticas no dia a dia é importante para abrir espaço para permitir que Deus possa agir em nosso meio. Veja algumas dicas para colocar Deus no casamento!
Vida sacramental
É nos sacramentos da Igreja que encontramos forças para – nas lutas diárias – buscar à santidade. De maneira especial, no Sacramento da Reconciliação (confissão) e da Eucaristia.
Quando confessamos nossos pecados e recebemos o perdão de Deus nos tornamos mais dispostos a pedir perdão e a perdoar o outro.
E, quando recebemos frequentemente a Jesus Eucarístico, fortalecemos nossa união particular com o Senhor. Consequentemente, ficamos mais dispostos à presença de Deus no casamento.
Para ter Deus no casamento é preciso oração diária
A oração é o alimento da nossa espiritualidade, é o que nos torna íntimos do Senhor. Portanto, sem a oração pessoal diária fica difícil darmos abertura para Deus agir em nosso meio.
Encontro constante do casal para oração
Além das orações individuais, é muito importante que o casal se una em oração.
Juntos, os dois devem render graças a Deus pela sua união e pedir que o seu matrimônio seja fortalecido no amor do Senhor pela Sua Igreja.
Além disso, quando houver desentendimento, é necessário que o casal dê espaço para Deus agir no seu casamento, pedindo a unção do Espírito Santo para que lhes inspire a melhor solução.
Juntos, leiam a Bíblia e meditem sobre o que Deus tem a lhes falar. Buscar juntos a vontade de Deus fortalece ainda mais o sacramento do matrimônio.
Pedir a intercessão de Nossa Senhora
Rezar o Terço em família e fazer a consagração à Nossa Senhora é outro meio de fortalecer o matrimônio.
Por isso, sempre que possível, reúna todos em sua casa para meditar os mistérios do santo Terço, pedindo à Virgem Maria que proteja sua família e para que cada um consiga viver com amor, responsabilidade e respeito o seu papel de pai, mãe e filhos.
Ter o acompanhamento com um diretor espiritual
Quando desejamos seguir no caminho de santidade dentro do nosso lar, ter o acompanhamento de um diretor espiritual pode nos ajudar a progredir de maneira mais assertiva.
O diretor espiritual, papel exercido por um sacerdote, será um guia sincero e resoluto a orientar a sua família. Ele será a voz do próprio Deus para vocês.
Tenham uma vida de serviço aos mais necessitados
Jesus disse: “O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis” (Mt 25,40). Além disso, Ele também nos pede para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo (cf. 22,37-39).
Por isso, quando desejamos fortalecer a presença de Deus no casamento é importante que a família se dedique à prática da caridade. Juntos procurem a melhor maneira de se dedicarem aos necessitados.
Para grandes decisões, buscar o discernimento
Grandes decisões não são fáceis. Exige tempo, reflexão e muita oração.
Por isso, nestes momentos não se deixem levar pela ansiedade ou pelo calor das emoções. Esses são os nossos principais inimigos nas tomadas de decisão.
Junto, o casal deve permitir que Deus manifeste a Sua vontade no casamento. Além da oração, busque discernir a vontade de Deus com a ajuda de um diretor espiritual.
Para ter uma união feliz e duradoura, jamais devemos ignorar a presença de Deus no casamento. Precisamos reforçar para nós mesmos e para o Senhor que a nossa casa é a Sua casa.
Nunca busquem resolver seus problemas sozinhos, pois o próprio Deus deseja ser parte dessa união e conduzi-la para que os esposos vivam felizes e cumpram seu propósito. Por isso, deixe a Luz de Deus iluminar a sua união!