7 motivos para você jovem acreditar que o seu lugar é na Igreja
Quando estamos na infância não vemos a hora de alcançar a juventude. Talvez a principal coisa que desejamos ter seja a tal liberdade, a independência. Aparentemente, ser jovem é ter um futuro longo e promissor pela frente.
Mas nem tudo são flores! Apesar da energia, da curiosidade aflorada, da alegria quase sempre constante e uma certa dose de “onipotência”, ser jovem é também compatível com responsabilidades.
O futuro é longo e promissor, mas incerto. Almejamos uma carreira brilhante, mas para alcançá-la é preciso batalhar se entregando aos estudos e buscando oportunidades. Antes de uma porta se abrir, muitas outras se fecham.
Para lidar com tudo isso, o jovem precisa ter apoio, algo que o ajude a se manter saudável no seu físico e no emocional. Porém, isso não basta. O jovem também precisa de um amparo espiritual.
Provavelmente, agora, na sua mente podem surgir pensamentos do tipo “lá vem um sermão sobre rezar e ir na Missa todo domingo”.
Mas, calma, se você pensa assim, precisa primeiramente compreender que rezar e ir à Missa pode proporcionar uma experiência única na sua vida. Um encontro com Alguém que te ama sem limites e que deseja o melhor para você.
E ainda que você não esteja convencido disso, te convido a descobrir 7 motivos que te farão acreditar que a Igreja é sim um lugar para o jovem!
1. Você tem dentro de si um desejo pela felicidade
Deus nos criou por amor e para o amor. Ou seja, nos criou para amar e ser feliz! E como alcançar a verdadeira felicidade, aquela que não passa e que te conforta mesmo nos momentos tristes? A bíblia nos responde: “feliz é aquele que confia no Senhor” (Provérbios 16,20).
2. Seu sonho é ser realizado como pessoa
Você sabia que Deus tem um plano de realização pessoal para cada um de seus filhos? Sim, o Senhor estima que cada um possa se sentir bem e feliz com aquilo que decidiu para a própria vida. Isso se dá por meio da vocação!
A cada um de nós o Senhor presenteou com uma vocação – um chamado. Alguns Ele chama à vida sacerdotal ou religiosa, outros à vida matrimonial ou ainda à vida de leigo.
Você já conseguiu discernir qual é a sua vocação? Realizar a própria vocação é seguir o plano de felicidade que Deus desenhou para a sua vida.
Também a escolha de uma profissão precisa ser vista a partir dos olhos de Deus. Por meio da profissão o jovem serve ao Senhor quando a desempenha com amor e misericórdia.
A melhor maneira de discernir a vocação é por meio de um relacionamento íntimo com Aquele que tem o melhor a te oferecer.
3. Você deseja conhecer a Verdade
Certamente você já deve ter escutado este famoso versículo bíblico: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Como jovem certamente você traz dentro de si um anseio por saber a Verdade. Pois saiba que essa Verdade emana do próprio Deus para aqueles que permanecem Nele.
A Verdade nos liberta de muitas coisas que fazem mal a nós mesmos e aos outros, como o egoísmo, o pessimismo, a teimosia e outras atitudes que não são compatíveis com um jovem cristão.
4. Seus olhos se voltam para o que há de belo no mundo
Quando estamos em comunhão com Deus nos tornamos mais sensíveis à Sua presença.
Sabemos reconhecer com mais facilidade que Ele está em tudo, e que tudo o que Ele fez foi para o nosso bem.
Se você já tem essa sensibilidade que te permite perceber tudo o que há de belo no mundo é porque reconhece o carinho de Deus à sua volta, ainda que de maneira inconsciente.
5. Dentro de você há um desejo profundo por amar e ser amado
A fonte de todo amor é Deus! Quando nos deixamos ser amados por Ele esse amor transborda dentro de nós nos permitindo amar os outros como a nós mesmos, conforme Jesus nos pediu (Mt 22,37-39).
O amor de Deus nos capacita a sermos merecedores do Seu próprio amor e do amor daqueles que nos rodeiam.
6. Você quer transformar o mundo
Todo jovem tem o desejo de transformar o mundo. Sabe quem mais tinha esse desejo revolucionário e fez tudo o que esteve ao seu alcance? Jesus Cristo!
É nas atitudes de Jesus que você encontrará estímulo para agir e, mais do que isso, é com Ele que você aprenderá a ser um revolucionário, como todo cristão é chamado a ser.
7. Jesus fundou a Igreja Católica e a deu ao mundo como penhor de Salvação
Cristo fundou Sua Igreja para que nela possamos nos abastecer da vida em plenitude que Ele mesmo nos oferece. É na Igreja que o jovem encontra forças para vencer seus obstáculos e fortalece sua fé.
Vivendo em comunidade, o jovem pode dividir suas dificuldades, encontrar amizades sinceras e ter o alimento mais nutritivo para a sua espiritualidade: Jesus Eucarístico.
Não é fácil ser jovem e acreditar que o seu lugar é na Igreja quando o mundo te coloca diante de cenários tão mais atrativos.
No entanto, o que você precisa saber, é que é possível ser cristão sem deixar de fazer as coisas que você tanto gosta de fazer.
Não é porque você se decide por Jesus que você tem que deixar de ir ao cinema e curtir uma tarde com seus amigos.
Jesus não quer te tirar nada, o que Ele deseja é o seu amor e a sua confiança. Pense nisso!
Gostou desse texto? Então compartilhe com seus amigos!