Os desafios da vida de casado. Entender para superar
Ao dizer sim no altar, ninguém costuma se preocupar com os desafios da vida de casado. Mas não tem jeito, com o passar dos meses, dos anos, eles sempre aparecem!
Mas, antes de tudo precisamos ter em mente que a vida matrimonial é um dom de Deus para a humanidade. Afinal, desde os primórdios o Criador chamou homem e mulher para viverem unidos.
“O Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar que lhe seja adequada’. (…) Então, o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. (…) Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2,18.21-24).
No Éden, o primeiro casal vivia em harmonia, própria da santidade e da perfeição original. Contudo, o pecado gerou a primeira e grande desarmonia, que respinga ainda hoje em nossas vidas como uma inclinação natural para o mal.
O Catecismo da Igreja chama nossa atenção para isso:
“Todo homem sofre a experiência do mal, à sua volta e em si mesmo. Esta experiência também se faz sentir nas relações entre o homem e a mulher. Sua união sempre foi ameaçada pela discórdia, pelo espírito de domínio, pela infidelidade, pelo ciúme e por conflitos que podem chegar ao ódio e à ruptura” (CIC 1606).
Esses desafios da vida de casado podem se manifestar com menor ou maior intensidade e em diferentes períodos. Mas uma coisa é certa: tais desordens não procedem da natureza do homem e da mulher, nem da natureza das suas relações, mas sim do pecado.
“Tendo sido uma ruptura com Deus, o primeiro pecado tem, como primeira consequência, a ruptura da comunhão original do homem e da mulher. Suas relações começaram a ser deformadas por acusações recíprocas; sua atração mútua, dom próprio do Criador, transforma-se em relações de dominação e de cobiça” (CIC 1607).
Por isso, para superar os desafios da vida de casado é necessário a ajuda da graça santificante de Deus. “Sem esta ajuda, o homem e a mulher não podem chegar a realizar a união de suas vidas para a qual foram criados no princípio” (CIC 1608).
Os principais desafios da vida de casado
Agora que você já compreendeu que os desafios da vida de casado não são uma exclusividade da sua família, vamos falar mais abertamente sobre os problemas mais atuais.
Talvez a primeira grande barreira a ser vencida pelos casais seja saber lidar com o temperamento um do outro.
O temperamento é um conjunto de características que interferem diretamente na nossa forma de enxergar o mundo, determinam nossos interesses, habilidades e valores.
Existem 4 tipos de temperamento. São eles:
Sanguíneo: pessoas expansivas, espontâneas, otimistas e impulsivas, comunicativas, resilientes e adaptáveis. Gostam de interagir.
Fleumático: são pessoas dóceis, equilibradas, pacíficas, sonhadoras, observadoras, disciplinadas. Contudo não gostam de expressar sua opinião em público e não costumam reagir bem às críticas.
Colérico: são pessoas explosivas, dominadoras e demasiadamente ambiciosas. São práticas e determinadas, possuem o espírito de liderança. No entanto, costumam ser egocêntricas, intolerantes e impacientes.
Melancólico: pessoas tímidas, solitárias, detalhistas, introvertidas. Possuem sensibilidade bem aflorada, têm dificuldade em expor os sentimentos e costumam ser pessimistas e pouco flexíveis.
Compreender o temperamento um do outro pode ser o começo para saber lidar com o cônjuge de maneira mais assertiva.
A falta de diálogo pode ser listada entre os principais desafios da vida de casado.
A má vivência da intimidade conjugal e o querer manter hábitos e comportamentos vividos enquanto solteiros também minam as relações.
A educação dos filhos é outro fator que costuma gerar algum tipo de conflito, além de dificuldades financeiras que, vez ou outra, surgem na família.
No entanto, talvez o que mais pesa no enfrentamento das dificuldades do cotidiano seja a má compreensão sobre o sacramento do matrimônio.
Não são poucos os casais que deixam Deus de lado e com isso não encontram forças e inspiração Divina para resolver seus conflitos. Homem e mulher precisam recordar-se sempre de que o matrimônio é um dom de Deus.
Caminhos para a superação dos desafios
A união matrimonial não é estagnada. Transforma-se ao longo da vida, principalmente com a chegada dos filhos.
Contudo, os desafios da vida de casado não precisam ser motivos para brigas ou discussões calorosas.
Logo, é sempre necessário pensar em medidas para se manter o bom convívio entre o casal.
Veja algumas dicas para superar os desafios da vida de casado!
1. Mantenham diálogo constante
A falta de diálogo pode gerar desentendimentos e contribuir significativamente para criar atritos no casamento. Quanto menos conversam, mais distantes os cônjuges se tornam, e superar os desafios da vida de casado pode se tornar algo cada vez mais difícil.
Por outro lado, manter o diálogo constante demonstra que você tem interesse por seu cônjuge, por suas questões e que deseja manter a harmonia na gestão dos conflitos do casamento.
2. Tenham vida interior
Para superar os desafios da vida de casado é de extrema importância alimentar a vida interior. É ela que, como uma tocha espiritual, ilumina e dá sentido divino à toda nossa vida: a família, o trabalho, as alegrias e as dificuldades, os compromissos e o lazer. É a vida interior que nos abre ao amor e à doação ao outro.
Ao alimentar nossa vida interior estamos sendo obedientes ao pedido de Jesus que deseja que nos unamos a Ele: “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor” (Jo 15,9). O casal que nutre sua vida interior permanece no amor de Cristo e com esse amor supera seus desafios.
São Josemaría Escrivá dizia: “Tudo o que se faz por Amor adquire formosura e se engrandece”. E como se alimenta a vida interior? Com a oração! Rezem cada um no seu momento, mas principalmente rezem juntos. Família que reza unida, permanece unida!
3. Pratiquem a reconciliação diária
Nenhum casal que deseje manter sua união saudável deve dormir sem antes fazer as pazes, pedir perdão e perdoar. Nem sempre é fácil praticar o perdão, todos sabemos. No entanto, quando o nosso desejo é o de construir um lar onde a paz de Deus reine, é preciso deixar o orgulho de lado, pedir ao Senhor a graça de saber agir com misericórdia e conversar com o cônjuge buscando o entendimento.
4. Deem prioridade às relações familiares
É preciso saber valorizar a família e cada um de seus membros. Em primeiro lugar vem sempre o cônjuge, depois os filhos e só então o trabalho, os parentes, os amigos, etc. O casal que não consegue cuidar e dar atenção um ao outro, antes de tudo, corre sérios riscos de sucumbir às dificuldades.
É certo que os desafios da vida de casado são muitos e constantes, mas saiba que os problemas não são exclusivos para aqueles que se uniram em matrimônio. Toda e qualquer pessoa enfrenta diversos problemas em sua vida, independentemente de seu estado civil.
O que determina, portanto, o sucesso dos casais está no viver o matrimônio como algo sagrado, querido e abençoado por Deus!