7 Coisas que todo evangelizador precisa fazer diariamente

Jesus deixou uma importante missão a todo batizado: falar ao mundo sobre o amor de Deus e sobre sua entrega redentora por nossa salvação. “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16,15). Ou seja, todo batizado deve ser um evangelizador!

O desejo de Jesus é o de que todos possam conhecer a verdade sobre a vida, o amor e a felicidade. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8,32).

Neste sentido, o trabalho do evangelizador é de extrema importância dentro da paróquia. Sua ação e seu testemunho de vida são capazes de despertar a fé nos que estão afastados da Igreja, promovendo o Reino de Deus.

Evangelizar é comunicar Deus aos irmãos, por intermédio das palavras, mas principalmente com a nossa própria vida!

De maneira especial, um evangelizador é convidado a ser instrumento do amor e da misericórdia de Deus. 

Todo evangelizador precisa ter consciência de que tudo o que faz pelo Reino de Deus não o faz por mérito ou sabedoria própria, mas sim pela ação do Espírito Santo.

Quando um evangelizador entra em ação, é o próprio Senhor quem age na sua vida e na vida das pessoas que estão ao seu redor.

No entanto, trabalhar pelo Reino de Deus é uma tarefa exigente e exaustiva. Exige uma oferta de vida autêntica!  

Para te ajudar, separamos uma lista com 7 coisas que todo evangelizador precisa fazer diariamente.

Então, tome nota!

1.   Busque a oração pessoal diária

Oração é relação viva e pessoal com Deus. É um momento de intimidade com o Senhor onde direcionamos a Ele nosso coração, nossa vida, buscando conhecer a Sua vontade e fortalecendo a própria fé.

O Catecismo da Igreja destaca que a oração é o encontro da nossa sede com a sede de Deus.  

“A maravilha da oração revela-se precisamente, à beira dos poços aonde vamos buscar a nossa água: aí é que Cristo vem ao encontro de todo o ser humano; Ele antecipa-Se a procurar-nos e é Ele que nos pede de beber” (CIC 2560).

A oração é uma aliança entre Deus e nós. “É ação de Deus e do homem; jorra do Espírito Santo e de nós, toda orientada para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem” (CIC 2564).  

2.    Medite a Palavra de Deus 

A Bíblia Sagrada nos apresenta importantes ensinamentos e lições que devem direcionar a vida do evangelizador. Por isso é tão necessário meditar a Palavra de Deus – o alimento para a nossa espiritualidade.

Meditar a Sagrada Escritura é encher o coração e a mente com as verdades de Deus.

“Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite” (Salmo 1,2).

No entanto, muitos encontram dificuldade em colocar em prática a meditação da Palavra de Deus. Não sabem de fato como meditá-la.

Se este é o seu caso, te indicamos um método de meditação da Palavra de Deus que tem ajudado muitos evangelizadores mundo afora.

Trata-se da Lectio Divina, uma prática espiritual do século XII que tem se difundido até os cristãos de hoje.  

A Lectio Divina será sempre fonte e direção para o evangelizador. Para praticá-la é preciso seguir alguns passos:

  • Leitura (lectio) da Palavra de Deus – você pode escolher um texto aleatoriamente ou começar pelos Salmos, por exemplo. 
  • Meditação (meditatio) do texto lido – se pergunte: o que Deus quer me falar a partir dessa Palavra? Releia trechos que te chamem atenção, saboreando cada palavra. 
  • Oração (oratio) – o próprio Espírito Santo vai te inspirar a partir da meditação. 
  •  Contemplação (contemplatio) – Como posso pôr em prática na minha vida?

3.    Pratique devoções Marianas 

São João Paulo II, um importante evangelizador dos últimos tempos, está entre os papas que mais deram testemunho da importância da devoção mariana.

Com sua própria vida, ele nos estimulou a estreitar os laços com a Mãe de Deus e de todos nós.

Quando esteve no Brasil, São João Paulo II ressaltou que a “devoção a Maria é fonte de vida profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos”.  E ainda estimulou:

“Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos. Ela nos orienta para Jesus: ‘Fazei o que Ele vos disser’. E, como outrora em Caná da Galileia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo d’Ele as graças desejadas” (Homilia do Santo Padre João Paulo II em Aparecida, em julho de 1980).

A Igreja nos orienta que a autêntica devoção mariana é, em sua essência, cristocêntrica, ou seja, nos direciona a Cristo – o Filho de Deus, o Verbo Encarnado.

Recentemente o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, fala sobre a Virgem Maria como a Estrela da nova evangelização.

Portanto, todo evangelizador precisa crescer na intimidade com  Maria. E o melhor meio para isso é a oração diária do Terço, da Consagração ou de alguma novena dedicada à Nossa Senhora. 

4.    Faça leituras espirituais e formativas

A leitura é imprescindível para o nosso conhecimento e aprofundamento. Por isso, todo evangelizador precisa buscar livros de espiritualidade.

Para começar, indicamos a você a leitura de biografias ou escritos dos santos, além de alguns livros como “A Imitação de Cristo” e “Pescadores de Homens – evangelizar com ousadia”.

Além disso, você pode buscar textos formativos em sites e blogs católicos.

5.    Invista na formação para evangelizadores

Para ser um bom evangelizador você precisa se preparar. Então, procure investir seu tempo em formação.

Na internet você encontra inúmeros cursos para quem evangeliza, alguns inclusive estão disponíveis de maneira gratuita.

Faça uma pesquisa nestes sites: IEAD RCCBRASIL, VídeocomShalom, Padre Paulo Ricardo.

6.    Dedique-se a entrar em contato com algum irmão necessitado de evangelização

Procure diariamente entrar em contato com alguém que esteja precisando retornar para Deus, ou que esteja necessitando de uma palavra de ânimo e fé.

Não sabe muito bem como fazer isso? Não se preocupe, te apresentamos algumas dicas neste passo a passo:

  • Reze ao Espírito Santo pedindo que Ele coloque em tua boca aquilo que o próprio Deus deseja falar àquela pessoa.
  • Pegue a Bíblia Sagrada e faça a leitura de algum texto bíblico, meditando com devoção. Pode ser que Deus use esses versículos como um meio de tocar o coração do irmão.
  • Quando se sentir preparado, ligue para a pessoa. Pergunte como ela está e demonstre interesse por sua situação. Deixe que ela conte tudo o que achar necessário.
  •  Ouça com paciência e permita que o Espírito Santo fale por você.
  • Ofereça ajuda da maneira que o Senhor te inspirar: indicando a confissão sacramental (se puder vá com essa pessoa até a Igreja para que ela busque a confissão) ou convidando-a para ir com você à santa Missa. Se possível ou achar conveniente, convide-a também para vir até sua casa em um momento oportuno ou se ofereça para ir visitá-la pessoalmente.
  • Encerre o contato perguntando se você pode fazer uma breve oração por ela. Com suas próprias palavras entregue esse irmão(ã) nas mãos de Deus misericordioso, suplicando que Ele providencie a graça que esse irmão(ã) necessita. Peça também à Virgem Maria que tome conta da situação e interceda por uma solução. Em seguida, juntos rezem o Pai-Nosso e a Ave-Maria.
  • Se despeça com alegria, reforçando para a pessoa a sua disponibilidade em ajudá-la.

 7. Procure a Eucaristia diária, sustento da missão do evangelizador

A Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo a nós.

O Papa Bento XVI explicou na Exortação Apostólica Pós-Sinodal: “Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor maior: o amor que leva a dar a vida pelos amigos (Jo 15,13). De fato, Jesus amou-os até o fim (Jo 13,1)” (Sacramentum Caritatis, 1).

O Sumo Pontífice ainda diz algumas palavras que são um estímulo a todo evangelizador:

“Aquilo de que o mundo tem necessidade é do amor de Deus, é de encontrar Cristo e acreditar n’Ele. Por isso, a Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua missão: Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária” (Sacramentum Caritatis, 84).

Todo evangelizador é convidado a participar diariamente da Santa Missa para se alimentar com o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

A Eucaristia fortalece nossa fé e confiança.

“Estas são as pessoas que necessitam receber Jesus na Eucaristia: os que são fracos – para se tornarem fortes, e os que são fortes – para não se tornarem fracos” (São Francisco de Sales).

Ser evangelizador exige de nós a disposição permanente de levar aos outros o amor de Deus. Precisamos ser ousados nesta missão! Portanto, siga essas dicas e se abra à ação do Espírito Santo, permitindo que Ele te conduza. Desta forma você provará que ser um evangelizador não é tão difícil quanto parece.

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe com outros evangelizadores!