A vida de oração e os benefícios para a saúde
Que a oração faz bem para o nosso interior, certamente não é nenhuma novidade para você. Rezar fortalece nossa fé, nos dá força na nossa caminhada neste mundo. Mas, você já ouviu falar que a vida de oração traz inúmeros benefícios também para a nossa saúde?
Sim, é isso mesmo, a oração reflete também no corpo humano, e você já vai entender o como e o porquê!
Primeiramente, você precisa compreender que a vida de oração não se reduz às costumeiras práticas de piedade, como rezar o terço ou alguma outra fórmula de oração. Essas orações são importantes sim, têm o seu valor, mas a vida espiritual vai muito além disso.
Ter vida de oração significa ter uma espiritualidade cotidiana, que além de novenas, terço, etc, é marcada pelo diálogo espontâneo com Deus. Santa Teresa D’Ávila, doutora da Igreja, dizia: “Em minha opinião, a oração mental não é mais do que tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com Quem sabemos que nos ama”.
Aquele que alimenta sua vida de oração torna-se verdadeiramente amigo de Deus.
“Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus” (Youcat, 469).
E é a partir dessa relação mais íntima com o Senhor que surgem os benefícios da oração na saúde do cristão.
Os benefícios para a saúde vindos da oração
Há um bom tempo a ciência vem estudando os efeitos da oração e os seus benefícios para a saúde.
O doutor Don Colbert, médico cristão e pesquisador, diz que “a oração pode ter um efeito a longo prazo positivo, chegando realmente a reprogramar e reconstruir o cérebro”. Ele ainda afirma que os pesquisadores, por meio da ressonância magnética, têm conseguido “observar mudanças fisiológicas que ocorrem nos cérebros daqueles que oram regularmente”. Vejamos os principais benefícios para a saúde.
Depressão, ansiedade e estresse
Lisa Miller, que é diretora da Clínica de Psicologia e diretora do Instituto de Espiritualidade para o Corpo e a Mente, da Universidade da Columbia, também estuda sobre os benefícios da oração para a saúde. Segundo suas pesquisas, pessoas que costumam rezar com frequência tendem a ter um córtex cerebral mais espesso, que é associado ao menor risco de depressão, ansiedade e estresse.
Doenças cardiovasculares
Um estudo da Universidade de Duke, afirma que a prática da oração pode reduzir em até 40% o risco de hipertensão.
Outra pesquisa feita na Universidade de Pávia, na Itália, analisou pessoas rezando o terço. Esse estudo demonstrou uma melhora significativa em todos os parâmetros cardiovasculares dessas pessoas.
Como construir uma vida de oração
Santa Teresa escreveu uma obra que é um verdadeiro guia para desenvolvermos nossa espiritualidade e alcançarmos benefícios para a saúde.
Trata-se do “Livro das Moradas”, também conhecido como Castelo Interior, onde ela compara nossa alma a um castelo com muitas moradas, assim como existem no Céu. No centro desse castelo está a morada principal, onde está Deus e onde acontecem as coisas mais secretas entre Ele e a alma.
Na primeira morada nos dispomos a erradicar o pecado e a entrar no caminho do conhecimento de si mesmo e da intimidade com Deus. Aqui se faz necessário nos desvencilharmos de tudo o que possa atrapalhar nossa vida de oração. Toda e qualquer distração do mundo deve ser evitada.
É necessário que nos recordemos do amor de Deus e do amor que devemos dedicar ao próximo – que deve atingir cada vez mais perfeição, sem julgamentos e murmurações.
Na segunda morada, temos a oração como um hábito, começamos a ter os sentidos mais aguçados e uma compreensão maior acerca de Deus.
No entanto, nesta fase ainda nos sentimos incapazes diante das lutas diárias. De acordo com Santa Teresa, nesses momentos precisamos meditar a Paixão de Cristo e todo o mistério da redenção humana.
Na terceira morada desejamos imensamente jamais ofender a Deus, rezamos com mais intensidade, fazemos penitência e praticamos obras de misericórdia em favor do próximo.
Contudo, nesta fase, facilmente nos achamos muito íntimos do Senhor, que não necessitamos tanto da oração e nos julgamos mais corretos do que os outros. A santa nos aconselha a nos concentrarmos mais em corrigir nossas próprias faltas e não as dos outros. Ela também nos recorda a necessária humildade que devemos buscar constantemente. Segundo ela, essas dificuldades são pedagogias de Deus para promover a humildade em nós.
Quando atingimos a quarta morada, vivemos o “natural junto com o sobrenatural”. Ou seja, Deus começa a agir com quietude e suavidade despertando em nós contentamento, alegria e satisfação. Santa Teresa explica: “parece que se vai dilatando e alargando todo o nosso interior e produzindo uns bens que não podem ser ditos, nem a alma sabe entender o que é que lhe é dado ali” (TERESA DE JESUS, 2018, p.678).
Ainda como um estímulo para a tua vida de oração, te deixamos com uma célebre constatação de Santo Agostinho: “Quem sabe bem rezar, sabe também viver bem”. Então, aproveite nossas dicas para começar a colher os benefícios da oração para a tua saúde.
Este conteúdo foi proveitoso para você? Então que tal compartilhar com seus amigos?!